2/14/2016

Por que comer de 3 em 3 Horas



Quando se deseja emagrecer ou ganhar massa, 3 fatores devem ser levados em conta:

  • Dieta: a dieta é responsável por 70% do seu resultado. Sim! Através da dieta obtemos energia, alimentamos os nossos músculos, forçamos nosso organismo a queimar gordura. Infelizmente muitas pessoas dão mais atenção aos treinos e comem qualquer coisa, achando que somente o treino de força vai resolver os problemas.
  • Treino: são os 30% que faltam. O segredo de treinar e ter resultados é a divisão dos grupos musculares, além da execução e carga utilizada. Cadência, amplitude, intervalo entre séries também são fatores determinantes em um bom treino.
  • Descanso: é o momento mais esperado do meu dia as vezes, pois depois de um treino super intenso o que o meu corpo pede é uma dose de whey e minha cama! Brincadeiras a parte, no descanso é que crescemos, pois os hormônios responsáveis pelo crescimento dos muscular são produzidos no sono.

Ainda sim, o alicerce de todo o processo é a dieta e independente se seu objetivo, ela deve ser moldada para manter o seu corpo trabalhando em prol do objetivo 24 horas por dia.

Existem pessoas, que levam tão a sério esse fator de horários para comer, que acordam de madrugada para se alimentar, é o caso de atletas que estão se preparando para campeonatos e uma refeição a menos faz toda a diferença no resultado final.

Comer de 3 em 3 horas primeiramente mantém o nosso metabolismo em pleno funcionamento. A parte secundária desse processo, seria o estímulo do metabolismo aliado ao teu objetivo:

  • se seu objetivo é emagrecer: a sua dieta será baseada em baixo carboidrato e alimentos termogênicos, que vão estimular durante todo o dia o seu corpo a utilizar gordura como fonte de energia.
  • se seu objetivo é ganhar massa: a sua dieta vai ser baseada em alta proteína, carboidrato moderado, gorduras boas e também alimentos termogênicos. Isso porque o crescimento dos músculos requer uma base alimentar mais complexa, eles necessitam das proteínas para crescer, dos carboidratos para ter energia de forma geral, das gorduras boas para proporcionar maior saciedade e ajustes até mesmo hormonais e dos termogênicos para evitar a retenção de gordura.
Sendo assim, o seu corpo passa a ser regado durante todo o dia por substancias que são necessárias e adequadas ao objetivo no momento. Como consequência, o metabolismo fica bem rápido e a fome aumenta, já que as refeições são a nível de quantidade por porção menores, então você come e daqui a 3 horas seu corpo pede loucamente por comida.

Outra vantagem do metabolismo acelerado, é a queima de gordura, pois ele usa a gordura estocada como fonte de energia. A sua disposição melhora surpreendentemente, sabe aquela moleza que a gente sente no meio do dia? Esqueça, você não vai sofrer mais com isso!

Quanto a divisão das refeições por dia, o ideal é realizar de 5 a 6 refeições por dia, separadas em:
  • Café da Manhã
  • Lanche
  • Almoço
  • Lanche
  • Jantar
  • Ceia
Lembrando que além dessas refeições podem e devem existir o Pré e Pós treino. Possa ser que uma dessas refeições caiam em um horário que seja o mesmo da ida ou da volta do treino e ela deve ser de acordo com o momento. 

Isso porque se você vai treinar, a necessidade do momento é de carboidrato para que você tenha energia para a execução de todo o treino. Se você está chegando do treino, o seu corpo precisa de carboidrato moderado e proteína alta para dar aporte aos músculos treinados naquele dia.

O ideal é procurar um nutricionista para realizar a divisão correta de todas as suas refeições e alinhá-la a seu objetivo! Espero ter te ajudado a entender mais sobre a filosofia de comer de 3 em 3 horas.

Grande abraço,
Thais Nathios.

 http://projetoeumagra.com/trip-completo/?ref=O3920729I

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *